Ubatuba

A cidade de Ubatuba é um município do estado de São Paulo e está localizada no Litoral Norte em uma posição geográfica privilegiada, entre São Paulo e o Rio de Janeiro.

80% de seu município está situado dentro da área do Parque Estadual da Serra do Mar e do Parque da Bocaina.

Atualmente, a população estimada é de cerca de 80.000 habitantes.

Ubatuba foi fundada em 28 de outubro de 1638 e sua história é contada através de lendas do povo Tupinambá, que acabam levando às pessoas a conhecerem a cidade de uma forma fascinante.

A origem do nome pode ser conhecida por duas formas- a Etimológica e a Folclórica.

De acordo com a etimológica, a palavra UBA significa cana silvestre, planta nativa da região e TUBA - abundância de plantas, sítio, pomar. Portanto UBATUBA etimologicamente significa sítio, pomar de UBAS.

Já na Folclórica, a palavra Ubatuba que vem dos indígenas, significa muitas canoas.

Nas lutas contra os portugueses, a cidade ficou marcada para ponto de reunião, e como a maioria das pessoas iam em canoas, acabou chamando a atenção dos íncolas da aldeia de Iperoig, resultando a exclamação “ubá-tubá”.

O município de Ubatuba possui um grande número de recursos naturais. O mar e a Mata Atlântica se encontram de forma dramática e exuberante. O solo é fértil e a pesca, farta.

Ubatuba tem no turismo sua principal fonte de renda. É uma das mais belas regiões do Estado de São Paulo, com mais de 80 praias, muitas das quais em estado original de conservação, sendo necessário preservar, resgatar e contribuir para um desenvolvimento equilibrado e não agressivo da região.

Ubatuba conta também com lindíssimas ilhas, cachoeiras, trilhas e excelentes hotéis, pousadas, quiosques e restaurantes.

Ao mesmo tempo em que é um local de população caiçara, com características únicas da cultura brasileira, tem um fluxo muito grande de turistas de média e alta renda que necessitam de serviços de qualidade e procuram conhecer o artesanato e a cultura locais.

Ubatuba tem uma grande parte de sua população envolvida com a pesca e o artesanato. Estas atividades são responsáveis pela subsistência de quase dois terços da população.

Festas Tradicionais

  • Passagem de Ano na Beira do Mar
  • Carnaval
  • Paixão de Cristo – Semana Santa
  • Festa do Trabalhador – 1º de Maio
  • Homenagem ao Levante da Ilha Anchieta (1ª. Semana Junho)
  • Festa de São Pedro Pescador e Procissão Marítima (24 a 29/06)
  • Festa do Divino Espírito Santo (2ª e 3ª. Semanas de Julho)
  • Festa do Camarão na Praia da Almada (Última Semana Julho)
  • Festa do Bom Jesus – Ilha Anchieta (Primeira Semana Agosto)
  • Semana de Anchieta – Paz de Iperoig (07 a 14/09)
  • Festa da Cultura Popular Nossa Senhora das Dores (23 a 26/09)
  • Aniversário da Cidade (28/10)
  • Feira das Nações (última semana Outubro)
  • O Verão Começa aqui no Trópico de Capricórnio (22/12)

Há também a Caiçarada que é uma festa de cultura popular que reúne atrações que retratam danças e músicas regionais de todo o Brasil. Além dos shows programados para todas as noites, a festa conta com tendas e restaurante, apresentando o que há de melhor na culinária caiçara. Nos ranchos, o visitante também pode apreciar alguns costumes locais como construção de canoa, de rabeca- espécie rústica de violino, entalho e remendo de rede, fabricação de farinha de mandioca, além do artesanato caiçara. Na parte de brincadeiras típicas, são apresentadas corridas de canoas, torneio de truco e atiradores de bodoque -arco de atirar pedra.

Visite Ubatuba

Saiba um pouco mais sobre este paraíso.

Copyright© Associação Comercial de Ubatuba - Todos os direitos reservados.
desenvolvimento HOUS midia interativa